ANGOLA COM HISTÓRIA
CULTURA À MESA
MANIFESTO
A História de um povo contada de maneira diferente.
A cultura de um povo é o que melhor o identifica. É através dela que preservamos as nossas raízes, os nossos hábitos e costumes, e acima de tudo honramos os que já partiram.
No entanto, esta herança pode dissipar-se subtilmente com a mudança dos tempos, com a migração dos povos, na absorção de outros costumes e na adaptação a novos territórios.
Mas jamais estas realidades poderão empobrecer ou fazer esquecer de onde viemos. Deve sim, enriquecer o nosso conhecimento, valorizando e promovendo os princípios que fizeram de nós um povo com uma identidade própria.
Estando fora do ambiente sociocultural a que estava habituada, e não querendo perder a conexão emocional com o país que me viu nascer e crescer como mulher, resolvi reencontrar-me. Pesquisei, estudei, refleti e o que descobri levou-me a querer mostrar o que de mais belo e nosso Angola tem: o significado de cada máscara, de cada símbolo, de cada povo, das danças, dos penteados, das missangas, das músicas, da importância da passagem à vida adulta, do papel da mulher, do respeito pelos anciãos, a nossa fauna, a nossa flora - em suma a nossa cultura, as nossas raizes e a nossa beleza natural.
Mas como enaltecer tudo isto, com criatividade e de uma forma que ainda ninguém o tenha feito? Através de uma linha de produtos de cerâmica que nos identifica, que orgulhosamente podemos exibir, que podemos dar de presente, que nos representa dentro e fora de Angola com a devida classe e requinte, que como indivíduos e nação merecemos. Peças de arte com um significado cultural inato que contam uma história, a nossa história, à mesa.
Assim nasceu a Rosa de Porcelana.
Maura Faial,
Fundadora da Rosa de Porcelana